top of page

Bœuf bourguignon

  • Leonardo Lopes Pimenta
  • 12 de set. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 13 de nov. de 2024

Este site é um convite para todos os pais e profissionais ocupados que, como eu, sentem a necessidade de desacelerar e reencontrar o bem-estar em pequenas, porém poderosas, práticas. Aqui, compartilho minhas receitas favoritas, que não só alimentam o corpo, mas também a alma. Espero que essas receitas e histórias inspirem você a dedicar um tempo à sua própria família, a servir quem sempre te apoia e, de quebra, a descobrir que a cozinha pode ser um espaço de conexão, criatividade e bem-estar.

Cozinhar, para mim, é uma forma de ser um pai melhor, um homem mais completo. Que essa jornada também inspire você a fazer o mesmo.




Bœuf bourguignon


Para 6 pessoas

Tempo de preparo: 40 minutos

Tempo de cozimento: 4 horas



Ingredientes:


- 1,2 kg de carne bovina

- 2 cenouras

- 1 cebola pequena

- 3 dentes

- 1 bouquet garni (louro, tomilho, salsa, aipo)

- 60 ml de vinho tinto

- 5 grãos de pimenta preta

- 5 cravos

- 2 dentes de alho

- as raspas de uma laranja

- 185 g de barriga de porco (ou bacon)

- 60 ml de água

- 1 cubo de caldo de carne (sem sal)

- sal, pimenta

- 2 colheres de sopa. colher de sopa de farinha

- 1 colher de sopa. colher de chá de pasta de tomate

- 18 cebolas bolinha

- 185 g de cogumelos Paris

- 10g de manteiga

- suco de meio limão

- 1 colher de sopa de salsa picada


Preparação:


1. No dia anterior: corte a carne em cubos grandes de aproximadamente 2 cm de cada lado (ou seja, 50 g por pedaço). Descasque, lave e corte as cenouras em fatias finas. Descasque a cebola e coloque os cravos. Prepare o bouquet garni. Numa saladeira grande coloque tudo: metade da guarnição aromática picada, a carne, depois o resto da guarnição aromática, o vinho, o bouquet garni, os grãos de pimenta, dois dentes de alho esmagados e as raspas de uma laranja. Adicione água para que toda a carne fique coberta, se necessário. Cubra com filme plástico ou tampa hermética e leve à geladeira por pelo menos 3 horas (durante a noite, se possível). Vire a carne duas ou três vezes na marinada.


2. No mesmo dia: escorra a carne em uma peneira, reserve o suco da marinada, filtre e seque com cuidado os pedaços de carne. Escorra as cenouras, o alho, a cebola cravejada de cravo, a pimenta e o bouquet garni. Descarte as raspas de laranja. Para reservar. Pré-aqueça o forno a 230°.


3. Prepare o caldo com o cubo de carne e 60 ml de água. Em uma panela, aqueça o vinho e flambe. Quando não houver mais chama, acrescente o caldo, o sal e a pimenta. Deixe reduzir pela metade em fogo médio.


4. Corte a barriga de porco ou bacon em pedaços. Coloque-os em uma panela e cubra com água fria. Deixe ferver em fogo alto por 3 minutos para escaldar o bacon. Retire a gordura que sobe à superfície conforme você avança. Escorra o bacon, lave-o em água fria e descarte a água do cozimento. Em seguida, coloque o bacon para dourar em uma panela refratária (le Creuset, por exemplo). Retire o bacon da caçarola e coloque-os sobre papel absorvente. Para reservar. Guarde a gordura do bacon na panela.

Doure a carne por todos os lados nesta gordura. Adicione as cenouras e as cebolas da marinada. Deixe suar por 10 minutos.



5. Polvilhe a carne com farinha. Cubra bem as peças. Salgue a carne: leve a caçarola ao forno aquecido a 230° por 4 minutos para assar a farinha. Retire a caçarola, mexa a carne e leve ao fogo, reduza a temperatura do forno para 150°. Adicione o vinho tinto flambado e misture bem. Adicione o bouquet garni, a pimenta e o alho da marinada. Adicione também uma colher de chá de pasta de tomate. Leve a panela tampada ao forno a 150° por 4 horas. Monitore cuidadosamente a redução do molho e mexa ocasionalmente durante o cozimento. (Se estiver com pressa pode cozinhar a carne por 2 horas a 180°).

comida rapidas e deliciosas

Samantha

Adorei a ideia de unir a familia. Parabéns pela iniciativa

sabores do mundo

Tricia

Viagens, comida e desopilar a mente são meus hobbies favoritos, obrigada por compartilhar receitas do mundo de forma prática.

alimentos saudaveis

Pedro

O Leonardo Pimenta é um cara muito ativo, adoro as receitas e o bom motivo para encarar a cozinha depois de uma longa jornada.

bottom of page